Ultimas Noticias


Mural de Azulejos no Campo de Santa Clara

Finalmente o mural, no qual foi desenhada uma "vista panorâmica de uma cidade sonhada" da autoria do artista André Saraiva. Os mais de 53 mil azulejos que compõem o mural foram todos pintados à mão, em parceria com a fábrica Viúva de Lamego. O fabrico é o tradicional e foi todo pintado de uma maneira que se assemelhasse o mais possível à pintura de rua, do 'graffiti', através da qual o André Saraiva se notabilizou em termos internacionais. 

Os meus parabéns à CML, ao artista e a todos os intervenientes. 

Feira da Ladra

Licenças para vender não param de aumentar

O número de vendedores com licença para ocupar lugares permanentes na Feira da Ladra, em Lisboa, tem aumentado desde 2005, quer por ter desenvolvido uma componente lúdica quer pela procura de estudantes, disse à Lusa fonte do município.

De acordo com a mesma fonte, o número de licenças passadas tem crescido gradualmente de "307 licenças para lugares permanentes e cerca de 200 licenças ocasionais [período de 1 a 3 meses]" em 2005 para, nos primeiros três meses deste ano, "386 licenças para lugares permanentes e 79 licenças ocasionais".

No entanto, os processos por venda ilegal naquele espaço também parecem estar a aumentar já que, entre janeiro e março deste ano, foram instaurados metade do total registado no ano passado.

Segundo informação enviada à Lusa pela Câmara de Lisboa, durante o ano de 2014 foram instaurados 48 processos de contraordenação por incumprimento das regras de funcionamento da Feira da Ladra e de venda ilegal no recinto.

Entre janeiro e março deste ano, "já foram instaurados 24 processos de contraordenação", o que representa metade do total do ano anterior.

Gerida pela Câmara de Lisboa, a Feira da Ladra é "uma feira muito antiga e bastante consolidada, quer nas suas características, quer no que diz respeito às relações com o espaço urbano onde se insere", continuando a realizar-se todas as terças-feiras e sábados, no Campo de Santa Clara.

Mural de Azulejos no Campo de Santa Clara

Obras vão demorar meses a ser concluidas

Três exposições tiveram inauguração simultânea no Museu do Design e da Moda - Coleção Francisco Capelo, no dia 3 de julho: André Saraiva, Insideout e SurfinPT. 
O momento, que teve as presenças dos artistas e da direção da centenária Fábrica da Viúva Lamego, serviu ainda para anunciar que esta empresa irá oferecer à cidade de Lisboa um enorme mural (106 metros de comprimento, com 950 m2 de área) de azulejos pintados à mão, sobre uma criação de Mr. A (o alter-ego do artista André Saraiva), que será colocado no Jardim Boto Machado (Campo de Santa Clara) , entre Setembro e inicio de 2017. Todos os vendedores da Feira da Ladra junto ao muro deverão colocar para isso os artigos na estrada enquanto decorrerem as obras. Esta relevante intervenção de arte pública resulta de um acordo entre a Câmara Municipal de Lisboa e o Grupo Prebuild, detentor da Fábrica da Viúva Lamego.