Artibus

Com produção de porcelana decorativa desde o final da década de 40 a Artibus desenvolveu diversas peças de altíssima qualidade, quer na modelagem, quer na pintura, quer ainda na combinação de processos de tratamento da porcelana, incluindo o biscuit. Foi uma das 4 fábricas que produziu a Jasper Ware, uma técnica usada na Europa.

Jasper Ware ou utensílios de jaspe, é um tipo de cerâmica desenvolvido por Josiah Wedgwood na década de 1770 . Geralmente descrito como faiança, algumas autoridades têm descrito como um tipo de porcelana . Ele é conhecido pela sua acabamento fosco e é produzido em um número de cores diferentes , dos quais o mais conhecido é de um azul pálido que se tornou conhecido como Wedgwood azul.

Foi constituida como sociedade por quotas por 3 elementos : Hernâni Henriques Salgueiro, José Maria Vilarinho e Carlos Alberto Pinto da Mota, sendo que este último assumiu o cargo de gerente técnico.  

Dos trabalhadores da fábrica registe-se ainda o nome de José Augusto Ferreira dos Santos, que aí trabalhou como oleiro, entre 1948 e 1959, antes de se transferir para a fábrica Aleluia onde permaneceu até 1969, tendo exercido nesta última a actividade de pintor de painéis e de modelador.


Fonte: http://mfls.blogs.sapo.pt/